• Luli Neri Riccetto

A ARTE DA COQUETELARIA


Inúmeros são os tipos de bebidas alcoólicas produzidas mundo a fora, no entanto, misturá-las com xaropes, frutas e outros ingredientes é uma arte! Então, hoje, nosso assunto é a Arte da Coquetelaria.

“O coquetel moderno é a poesia do álcool, com o perfume sutil de uma rosa e a essência de uma vibração e de uma sensação agradáveis.” Angel Ojea

Todas as Fotos: Chico Ferreira

Criar um coquetel não requer um talento especial, mas, é necessário algum conhecimento prévio para encurtar o longo caminho das experiências equivocadas. Com algumas dicas e um pouco de treino, qualquer pessoa criativa pode começar seus experimentos. Então, vamos a essas dicas:

Primeiramente é necessário saber que, além de agradar o paladar, o coquetel tem outros objetivos como estimular o apetite, aguçar o espírito, alegrar a visão e abrir o olfato. Como se vê, a mistura de bebidas deve satisfazer a vários sentidos. Para conseguir esses resultados, o criador de receitas precisa saber que todo coquetel deve ser composto por três elementos. São eles:

1) Base: é sempre uma bebida alcoólica que dá a personalidade do coquetel. Utilizam-se bebidas fermentadas (vinho, saquê, cerveja e outros) como base, porém, o mais comum é que a base dos coquetéis sejam bebidas destiladas, como vodca, cachaça, rum, conhaque, tequila etc.

2) Agente modificador (ou qualificante): é o elemento responsável por suavizar a base e dar sabor característico ao coquetel. Aqui comumente são utilizados xaropes, essências, frutas (normalmente as ácidas), licores, refrigerantes, sucos, açúcar, creme de leite, leite condensado, mel etc.

3) Agente especial: como o próprio nome diz, trata-se dos ingredientes que são usados em pequenas quantidades, mas, que dão um sabor especial. Normalmente, são o “toque final” da receita. Como exemplos, temos sucos, temperos, xaropes, licores etc.

Para aqueles que estão interessados em mergulhar no mundo da coquetelaria, é bom lembrar que a lista de utensílios e materiais necessários em um bar é interminável, principalmente à medida em que vamos nos aprimorando. A dica é começar com o essencial e improvisar com o que dá. Mas, é preciso ter a consciência de que, conforme vamos nos especializando, o desejo de equipar nosso bar é inevitável.

Alguns itens importantes para um barman, mesmo que amador, são: coqueteleira, dosador, socador de bar, balde e pinça de gelo, coador de bar, colher bailarina e abridor sommelier.

Os copos também devem ser cuidadosamente escolhidos. Cada receita de coquetel tradicional possui seu copo característico, que faz parte de sua identidade. Ao criar novas receitas, é importante escolher o copo, até porque cada um tem seu volume e é muito feio sobrar ou faltar bebida em um copo de coquetel.

Outro fator essencial que não posso deixar de comentar é sobre a vida útil do coquetel. Esse tipo de bebida é extremamente perecível e deve ser feito e consumido imediatamente. Não se podem produzir coquetéis em grande quantidade, muito menos, estocá-los. É a famosa teoria: fez, bebeu! Não dá pra deixar pra daqui a pouco!

Muito cuidado com a decoração de seu coquetel!!! Como dissemos, o coquetel deve alegrar a visão, porém, é muito comum pessoas sem experiência encherem as bordas do copo com guarda-chuvas, pedaços de frutas, azeitonas e outros enfeites que deixam a bebida desconfortável para ser levada à boca. O coquetel tem que ser bonito, porém, principalmente tem que ser bebido!!! Assim, aconselho que ao colocar qualquer tipo de decoração na borda, ela seja bem presa e sirva com canudo, para que não seja necessário virar o copo.

Por fim, ao começar a criar suas próprias receitas, não deixe de batizá-las! O nome do coquetel diz muito a seu respeito e ninguém vai querer ter um filho anônimo, não é mesmo?

Bem, pessoal, por hoje é isso... Deixo aqui para vocês o link de um vídeo para aprenderem a preparar uma Caipirinha de verdade!

Até a próxima e boas criações!

#LulieAlex #gastronomia #coqueteis

175 visualizações

Veja, escute, leia, pense, faça...

ARGONAUTAS

2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
contato@argt.com.br
61 99853-4925