• André Cavalcanti

A Difícil Gestão de Pequenas Empresas


Tenho visto de perto a grande dificuldade que os empreendedores e pequenos empresários têm na condução de seus negócios. E cada vez tem ficado mais claro para mim que tal dificuldade se deve principalmente à falta de conhecimento sobre técnicas de gestão. Conhecer como aplicar essas técnicas é fundamental para o sucesso do negócio.

Não estou querendo dizer aqui que o negócio será um sucesso apenas pelo uso de técnicas de gestão, mas afirmo, com toda certeza, que não utiliza-las levará seu negócio ao fracasso. E você precisa gter formação em uma das áreas de negócio para que seu empreendimento tenha sucesso (administração ,contabilidade, economia)? Por certo que não. Existem vários exemplos de negócios de sucesso que são geridos por proprietários ou gerentes sem a formação adequada, mas que utilizam essas técnicas, por força de compromisso com as franqueadores, no caso de franquias, ou por pura intuição. Mas a maioria dos micro e pequenos empresários não estão nem em uma nem em outra situação.

Nesse caso, o que fazer? APRENDER, MEU CARO. Não há como fugir disso.

Toda empresa, independente de seu porte, precisa se preocupar com questões relacionadas no mínimo a finanças, marketing, gestão de pessoas e gestão de processos. Sem contar os aspectos legais de cada uma dessas áreas. Em relação aos aspectos legais, a melhor coisa a se fazer é contratar uma empresa de contabilidade. Ela cuidará disso. Não economize nesse critério, uma má empresa poderá coloca-lo em situação lastimável perante o mais exigente e faminto credor: o governo!

Em relação aos aspecos de gestão, querido empreendedor, vai ter de ser com você mesmo. Ou você contrata alguém uma empresa que entenda de cada uma dessas áreas, ou se dedique a isso você mesmo. O que importar é ter alguém preocupado e concentrado em planejar, executar e controlar cada um dessas áreas dentro de sua empresa: finanças, marketing e gestão de pessoas e processos.

Vamos começar aqui no Argonautas uma série de postes tratando de cada uma desses assuntos. Com dicas, material de apoio, informações e etc.

Vale a pena acompanhar.

#AndréLuizCordeiroCavalcanti

2 visualizações

Veja, escute, leia, pense, faça...

ARGONAUTAS

2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
contato@argt.com.br
61 99853-4925