• Arthur Mesquita Camargo

É Bolha! Não é bolha! - Uma Crônica sobre o Bitcoin


- É Bolha! - disse um torcedor do vasco eufórico

- Não é bolha! - retrucou o outro Senhor com boné surrado da Ferrari

Discussões a calouradas e sem sentido se passaram.

Presenciei essa discussão esta semana ao passar pelo boteco da esquina! É, meus amigos, depois da reportagem no Jornal Nacional sobre Bitcoin, a moeda do Satoshi virou papo de boteco.

Anos de estudo sobre a complexidade do blockchain, das especificidades da tripla entrada, UTXO, carteira digitais offline, online, criptografia de assinatura digital, descentralização da rede, mineração. Nada disso foi suficiente para entender os argumentos dos senhores. Até o gordinho da Coreia entrou na discussão.

Todo mundo já está tomando partido. Falar de Bitcoin, está entrando na linha do futebol, política e religião. Aliás, se você entrar em qualquer grupo sobre Bitcoin no Facebook, as pessoas se digladiam para tentar te convencer sobre uma nova altcoin, uma nova moeda digital, uma nova salvação - IOTA, Ethereum, Bitcoin Cash, Gold, Litecoin...

- Valorização de mais de 1.000% só esse ano! Só pode ser bolha! - disse um outro cavalheiro com um long neck da heineken na mão.

- Verdade, aquele garoto branquelo do GloboNews disse outro dia que era digital, golpe - disse o vascaíno.

Ah, como são ingênuos. A definição de Bolha é tão complexa que só é possível prever uma bolha quando ela acontece, ou seja, não há como prever. Ah, mas tem um fodão lá em Wall Street, Phd em Matemática, pisou duas vezes na lua, fez um cálculo maluco e acertou na mosca o dia que vai estourar. Mentira. Isso foi sorte, e sorte no sentido de aproveitar a oportunidade. Sabe aquelas previsões de Nostradamus? Sobre o fim do mundo? Todo ano tem? Sabe as previsões da nossa vidente preferida, Mãe Dináh? Morreu o artista, eu sabia. Sorte! Tá, vou falar cientificamente: isso é a lei dos grandes números (LGN), um teorema fundamental da teoria da probabilidade.:

De acordo com a LGN, a média aritmética dos resultados da realização da mesma experiência repetidas vezes tende a se aproximar do valor esperado à medida que mais tentativas se sucederem. Em outras palavras, quanto mais tentativas são realizadas, mais a probabilidade da média aritmética dos resultados observados irá se aproximar da probabilidade real. (SHELDON, 2010).

Entenda a complexidade, a definição de bolha é a seguinte “uma situação na qual o valor de um ativo se desvia fortemente do valor intrínseco”. Como saber o valor intrínseco do Bitcoin? Não é possível avalia-lo sob métodos tradicional: fluxo de caixa, valor presente, regressões, cálculos relativos. Análise gráfica? Fundamentalista? Forecasting? Não dá.

É difícil avaliar um tipo de ativo que não tem fim. É... O Bitcoin não têm fim. Daqui a 100 anos ainda vai existir alguém em algum lugar do mundo com uma máquina ligada e com o bitcoin core rodando.

Eu fico impressionado é com o fato de todo mundo falar de Bitcoin só porque "subiu muito rápido". Cadê o Samy Dana falando da Magazine Luiza? Em 640 dias, subiu 7.522,31%, mais do que o DOBRO do Bitcoin. Vai ter reportagem no Jornal Nacional? Vai ter debate intenso no Globo News? Vai ter regulamentação dos e-marketplace na Câmara dos Deputados?

Alguém aí me avisou que as ações do Grupo X (OGX, MPX, LLX, MMX, OSX e CCX) eram bolha? Muito pelo contrário. Só a Globo fez um a entrevista de mais de 30 minutos no Fantástico no primeiro dia do ano de 2012 com o Eike Batista. Lembro exatamente da primeira pergunta da Sonia Bridi: Quais são as principais dicas para quem quer ser um empreendedor?

- Faça corrupção - deveria ser a resposta dele.

Ah, filhos da mãe! Istoé Dinheiro, Valor Econômico, Veja, "todos salvem o Grupo X"! Perdi dinheiro nessa merda de valor intrínseco negativo!

Lá nos USA, a história é outra. Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, disse que o Bitcoin é um fraude. Mas que hipócrita. Para quem não sabe Jamie Dimon foi um dos cara que matou o mercado em 2008 com o Subprime, sua frase ficou famosa na época:

- "We need to sell a lot of our positions. I've seen it before. This stuff could go up in smoke!"

No final de 2006, a JPMorgan vendeu mais de 12 bilhões em hipotecas subprime que ele próprio criou. As mesas de negociação não só venderam TUDO como também enxeram os bolsos de CDS (proteção contra subprime).

É, meu amigo, não confie em ninguém, até mesmo o diabo era um anjo! Assuma suas convicções, faça suas apostas e segue o jogo. Não viveremos para ver o final desta história.

#arthurmesquitacamargo #GRANDENUMEROS #criptomoeda #blockchain #bitcoin

136 visualizações

Veja, escute, leia, pense, faça...

ARGONAUTAS

2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
contato@argt.com.br
61 99853-4925