top of page
  • Cristine Mayume Ninomiya Heldt e Leonardo Ferreira

Mas me explica aí, como a tecnologia pode ajudar as organizações na hora de selecionar os candidatos


Um dos pontos mais importantes para uma empresa são os seus funcionários. Para o bom funcionamento de uma organização, é necessário ter as pessoas com as melhores qualificações e o maior alinhamento possível com a sua cultura e os seus valores. Para que isso ocorra, o processo de recrutamento e seleção deve ser o mais preciso possível, para que a empresa tenha certeza de que está contratando pessoas que irão permanecer na organização pelo tempo desejado. Durante o processo de seleção, a área de Gestão de Pessoas encontra certos problemas ou obstáculos, que dificultam o processo ou aumentam a sua duração.

Mas me explica aí, como a tecnologia pode ajudar as organizações na hora de selecionar os candidatos exatos para as vagas certas?

Antes de tudo, a equipe de Gestão de Pessoas já deve ter elaborado um processo seletivo sólido, no qual sabe-se identificar a pessoa certa para a vaga certa com o maior custo benefício possível e recrutado seus potenciais candidatos. A tecnologia vem, nesse caso, para solucionar as dificuldades encontradas na hora da seleção em si.

O primeiro passo dessa etapa é avaliar os currículos recebidos e descartar os perfis que não se encaixam com a posição ou a organização. É de interesse dos responsáveis pela seleção usarem de algum método para constatar se as informações contidas nos currículos são verdadeiras, como testes e avaliações. Terminadas essas etapas, a equipe precisa comparar os dados de cada candidato e montar um ranking de quais são mais adequados para a vaga e todo esse processo se mostra exaustivo e duradouro. Com o objetivo de oferecer maior facilidade na hora de colocá-lo em prática, plataformas como o vagas.com e o aplicativo Gupy trazem funcionalidades on-line como: triagem automática de currículos que apresentam perfis mais interessantes para o cargo após a inserção das características e dados procurados pela empresa, testes de lógica, línguas e comportamento, assim como métricas e indicadores de performance.

O deslocamento do candidato para uma entrevista ou dinâmica que não teve o resultado desejado pelo candidato também é um dos problemas do processo de seleção. O aplicativo Presumé oferece a possibilidade de realizar entrevistas online, que serão gravadas e enviadas para a área de Seleção. Os benefícios são múltiplos: redução de gastos com transporte ou deslocamento, maior flexibilidade de horário para o candidato responder às perguntas realizadas, assim como menos utilização de salas de reunião e a possibilidade de assistir as entrevistas quantas vezes for preciso para mapear as informações mais importantes para a decisão final.

Mesmo quando o processo de seleção é feito pelo RH, a palavra final na escolha do candidato muitas vezes é do departamento que ofereceu a oportunidade de emprego. Assim, a comunicação entre as partes e o envolvimento do gestor no processo de acompanhamento dos candidatos é primordial. O aplicativo Gupy, citado anteriormente, oferece uma plataforma de chat onde os gestores podem ser adicionados para participar dos processos e, de forma fácil, receberem os pareceres dos avaliadores e qualificarem os candidatos, além de facilitar a comunicação com os candidatos e o envio de feedbacks.

É importante salientar que existe sempre um custo associado ao processo de seleção, seja o custo da posição aberta, seja o custo pelo tempo demandado da empresa e seus funcionários para realizarem o processo. Assim, é de interesse da organização que o processo de seleção se encerre e a vaga seja preenchida o mais rápido possível. Uma vez que isso acontece, é comum as organizações negligenciarem a etapa do feedback para candidatos não selecionados visando redução de custos. Logo a utilização de algum software ou plataforma que automatize essa etapa apresenta uma ótima oportunidade de economia.

Com o auxílio de novas tecnologias, gestores têm percebido grandes melhorias nos processos de seleção, exemplificados por um aumento na assertividade das contratações e redução nos gastos de recursos organizacionais. Então, tudo explicado? Qualquer coisa, é só deixar o seu comentário.

Fontes

https://www.vagas.com.br/solucao-recrutamento-selecao/software-vagas-e-partner

https://www.presume.com.br/o-que-e

http://gupy.io

49 visualizações0 comentário
bottom of page