top of page
  • João Vitor Cunha Silva e Daniel Rodrigues

Me explica aí, qual a real importância dos programas Trainee para o desenvolvimento profissional?


Atualmente, aspirar uma vaga executiva de uma grande corporação é sinônimo de ter passado por um programa trainee com grande concorrência e de grande duração. De fato, esse tipo de recrutamento vem ganhando espaço frente aos antigos modelos de planos de carreira, as vantagens e escolhas que esse processo permite alcançar são inúmeras, tanto para os selecionados, quanto para os organismos que buscam pessoal qualificado, e por isso, é extremamente importante para o estudante entender como funciona esse temido processo.

Primeiramente, é necessário entender como esses programas funcionam e porque eles se tornaram programas tão requisitados por grandes organizações. Estas, utilizam a falta de experiência de estudantes que estão concluindo a universidade ou de recém formados, normalmente com um currículo recheado de experiências acadêmicas, duas ou mais línguas estrangeiras fluentes, entretanto, estudantes sem nenhuma ou com pouca experiência profissional. Com o intuito moldar nestes o conhecimento necessário a um executivo de alto escalão, que necessita de ter certas habilidades que normalmente recém formados não possuem, como o foco em resultados, visão estratégica, entre outros, esses estudantes passam um tempo conhecendo a fundo todas as áreas de atuação da empresa por em média um ano, e só depois são efetivados em pequenos cargos de gerencia, para ganhar experiência. Durante todo o processo, o trainee recebe bolsa auxilio (com normas trabalhistas a nível CLT) de elevado valor, como no programa trainee da Ambev, com valor inicial podendo chegar a 6.000 reais, além do auxilio moradia, transporte e locomoção pagos pela empresa.

Assim, treinar pessoal com a cultura organizacional já arraigada desde cedo nas suas atitudes e construir a carreira dos futuros gestores de acordo com o que se necessita no dia a dia é muito mais eficaz que contratar pessoal de fora que tem outras formações e com pouco entendimento da organização. Com planos de carreira muito vantajosos para os aplicantes, essas grandes organizações como Unicasa, Banco City e Whirlpool, procuram por novos talentos que no futuro guiarão as decisões mais importantes.

Além disso, as vantagens de se participar de um processo como esse são quase que astronômicas para o jovem estudante, encarar um processo que te leva pra varias cidades (e até mesmo países diferentes), ter uma boa remuneração e um futuro promissor dentro de uma organização já estabelecida é quase um sonho pra muitos universitários. Diferentemente dos tradicionais estágios, o programa trainee oferece muitos outros benefícios em relação a capacitação e funcionalidade do trabalho, ao final da experiência o jovem estará preparado para assumir um posto de liderança, e isso faz muita diferença. O que deve ficar como um adendo é saber de fato se aquela organização permite que o estudante se desenvolva como ele realmente deseja e se ela possui missão, valores e cultura organizacional que possam somar a carreira profissional.

Portanto, apostar em uma vaga de trainee é apostar em uma oportunidade profissional única, tanto para entender a fundo uma organização grande, quanto pra ter um futuro profissional em mente. Cabe ao estudante se preparar para todo o processo que há de vir com o máximo de experiências acadêmicas possíveis, como empresas juniores e intercâmbios, ou com aprendizados de línguas e oratória, para quando uma oportunidade dessa aparecer esse conseguir se sair bem. Ademais, fica a dica para os estudantes que querem um caminho profissional de sucesso, a necessidade de desenvolver atividades extras, além da própria faculdade em si, que são levadas em conta tanto quanto qualquer outra experiência na academia.

32 visualizações0 comentário
bottom of page