foto: revista exame
A marca de cosméticos Dove, propriedade da gigante holandesa Unilever, pediu desculpas após a difusão online de um anúncio que ganhou muitas acusações de racismo.
"Em uma imagem publicada esta semana, erramos ao representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados", declarou a marca em uma mensagem publicada nas redes sociais Facebook e Twitter.
Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, uma mulher negra tira uma camiseta para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher.
É realmente incrível como uma marca que tem levantado há tanto tempo uma bandeira tão nobre como a da auto-estima, valorizando e enaltecendo a importância da real beleza, comete um equívoco desses de forma tão surpreendente.
Na Bolsa de Valores de Londres, às 17h09 GMT (13h09 de Brasília), o preço da ação da Unilever caia ligeiramente 0,67% em um mercado estável.
Vamos a algumas lições:
1.Não importa se você é conservador ou progressista, se acha as preocupações com pautas de minorias algo valoroso ou uma chatice, é fundamental aceitar o fato de que comportamentos social e politicamente incorretos não são mais aceitos pela população, nem pelo consumidor de sua marca. Adapte-se aos novos tempos.
2. O mercado, ah o mercado! Esse, tal como os ratos, é o primeiro a abandonar o navio ao menor perigo de naufrágio. O Mercado sabe que esse problema não levará a Unilever à bancarrota. Mas o mercado conhece o comportamento de seus membros e sabe que ao menor sinal de instabilidade de uma organização, os investidores especulativos fogem rapidamente, antes que eventuais perdas realmente aconteçam. Caso se confirme, se livraram do prejuízo, caso contrário, voltam ao “barco”. Não está sendo diferente com a Dove, Ações são vendidas, aumentando a oferta e levando o preço para baixo.
Seguimos acompanhando.