top of page
  • Arthur Mesquita Camargo

Perigos do Bitcoin


Você já recebeu troco errado? Tenho certeza que sim! Aqueles 5 reais que você recebeu do cobrador do ônibus ou aqueles dois reais faltantes, mas que a moça do caixa não reparou.

Pode acontecer em qualquer lugar: na loja, no supermercado, no ônibus. Pagar em dinheiro em espécie sempre tem essa complicação de contar e recontar as notas, no ato da compra! Todo mundo pode se enganar na hora de dar o troco. Mesmo com tanta tecnologia, fazer uma combinação precisa de valores, pode ser um trabalho difícil para quando você não está completamente são.

Tenho certeza que mesmo que você tenha se arrependido de ter recebido a mais ou a menos, você já mandou um "Já era"!

Diferente dos pagamentos informatizados, as transações com dinheiro em espécie sofrem da irreversibilidade, ou seja, da incapacidade de se reverter uma transação, a não ser que ambas as partes concordem e que o ato seja feito praticamente na hora. Caso contrário, teremos aquele velho ditado: sua palavra contra a minha.

E, essa característica também está presente no Bitcoin, é um dos seus principais causadores de problemas (para os distraídos). Isso, uma transação com Bitcoin não pode ser desfeita, a não ser pela benevolência da segunda parte - de efetivamente devolver o dinheiro. Isso porque o Bitcoin é puramente classificado com um meio de pagamento que absorve as características da moeda de papel.

Bom, quer dizer que se eu errar o número da carteira, já erra? Não!

O Blockchain do Bitcoin pode detectar erros de digitação e, geralmente, não vai deixar você enviar dinheiro para um endereço inválido por engano.

Então, qual a recomendação prática? Na prática, isso significa que você deve tomar cuidado para fazer negócios com pessoas e organizações que você conhece e confia, ou que têm uma reputação estabelecida. Além disso, o Bitcoin é uma das armadilhas prontas para os estelionatários digitais, situações como a abaixo são frequentes:

O Senhor ou Senhora que perdeu os 0,5 Bitcoin, na cotação de hoje, perdeu mais ou menos uns R$ 20.000,00 Reais. Entenda, quando você faz uma transferência bancária para outra pessoa, você pode até conseguir impedir isso, mas quando você manda Bitcoins...

JÁ ERA!

29 visualizações0 comentário
bottom of page