• Antonio Costa e Luana Resende

Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas


Você acredita que o dono do supermercado onde você realiza suas compras mensais pode te conhecer melhor até mesmo do que as pessoas mais próximas de sua vida? Atualmente tudo isso é possível graças às novas tecnologias que são utilizadas para analisar dados e interpretar padrões de comportamentos dos consumidores. Essas novas tecnologias, também conhecidas como Inteligência Artificial, estão atrelados à capacidade das máquinas de pensarem de forma semelhante à Seres Humanos, podendo aprender, perceber, decidir e raciocinar de forma racional.

Roupas, fraldas, carrinhos, berços, brinquedos e comidas são somente alguns dos itens dos quais os pais de uma criança têm que se preocupar com a chegada do novo membro e esse período representa a fase em que uma família mais gasta recursos financeiros em vida. Esse fato é bem conhecido pelas grandes corporações varejistas que utilizam esse conhecimento para alavancar incrivelmente suas vendas.

Charles Duhigg em seu livro "O Poder do Hábito" relata o caso da rede norte americana de Supermercados Target que implementou um programa para atribuir a qualquer cliente regular uma pontuação que consegue dizer com precisão a probabilidade de uma cliente estar grávida e, ainda mais, qual o provável mês que dará luz ao bebê. "Jenny Ward, uma mulher de 23 anos, de Atlanta, que comprou loção de manteiga de cacau, uma bolsa grande o bastante para servir como porta fraldas, zinco, magnésio e um tapete azul? Há uma chance de 87% de que ela esteja grávida, e que seu parto esteja previsto para o final de agosto." Esse trecho (O Poder do Hábito, Pg.208) demonstra a incrível capacidade da Inteligência Artificial em analisar dados e ajudar as organizações na tomada de decisões.

Mas me explique aí, como que as organizações modernas podem se beneficiar com a aplicação da Inteligência Artificial em seus próprios sistemas? São inúmeras as aplicações que a Inteligência Artificial podem favorecer para as empresas dias atuais e existem muitas tarefas tediosas e administrativas que robôs inteligentes podem facilmente fazer.

A Inteligência Artificial está revolucionando a comunicação dentro das organizações que já consegue transformar todas as comunicações dos funcionários em dados e todos os padrões de comunicação em processos automatizados. Hoje em dia existem alguns robôs com Inteligência Artificial já conseguem responder perguntas comuns e completar formulários facilmente. Também existem softwares de gestão de recursos humanos que podem executar uma folha de pagamento com milhares de funcionários em apenas alguns minutos. Com a automatização dessas tarefas mecânicas, é possível que os funcionários que atuam em Gestão de Pessoas sejam alocados em atividades estratégicas da empresa.

Em Gestão de Desempenho, a Inteligência Artificial também pode gerar grandes impactos dentro das organizações. Os atuais processos de Gestão de Desempenho estão terrivelmente obsoletos, segundo um estudo levantado pela consultoria Deloitte. Essa pesquisa demonstra que apenas 8% das organizações acreditam que seu processo de avaliação anual valha a pena e um dos maiores motivos desse baixo índice é devido as empresas acreditarem existir uma lacuna de dados para realizar a Gestão de Desempenho de forma objetiva.

A Gartner, uma grande consultoria reconhecida mundialmente na área de Tecnologia, divulgou em um dos seus simpósios no ano de 2014 uma pesquisa que prevê um terço dos empregos existentes em dez anos, ou seja até 2025, sejam substituídos por Inteligência Artificial. Alguns estudiosos também apontam que nos próximos 10 anos a Inteligência Artificial pode criar a capacidade análitica para atuar em todas as atividades administrativas da empresa e tornar esse aspecto verdadeiramente dirigido por métricas da organização.

São enormes as possibilidades das aplicações da Inteligência Artificial nas organizações e já podemos ver grandes mudanças acontecendo dentro das empresas agora mesmo. Com a velocidade dos avanços tecnológicos crescendo cada vez mais rápido podemos ter certeza que o futuro já começou.

A única certeza é que todas essas empresas que desejam se modernizar e tirar proveito dessa nova tecnologia devem investir tempo e dinheiro para se preparem para essa nova fase automatizada que já está se tornando realidade.

E você, já está preparado para essa nova era tecnológica que começou?

Assista aos vídeos para ver como será os trabalhos no futuro com a Inteligência Artificial e comente o que você pensa sobre essas mudanças!

Fontes Externas:

http://www.solides.com.br/inteligencia-artificial-o-futuro-da-gestao-de-pessoas/

http://www.revistamelhor.com.br/inteligencia-artificial-no-trabalho/

http://www.revistahsm.com.br/inovacao/inteligencia-artificial-mudar-gestao-5anos/

http://cio.com.br/opiniao/2017/05/19/inteligencia-artificial-chega-a-gestao-das-empresas/

https://recursosehumanos.com.br/artigo/inteligencia-artificial-rh/

http://idgnow.com.br/internet/2017/07/25/bradesco-aposta-em-inteligencia-artificial-para-melhorar-atendimento/

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-a-inteligencia-artificial-vai-revolucionar-o-recrutamento-e-selecao/120569/

#SiegridGuillaumonDechandt #IA #bigdatas #RH #AntonioCosta #LuanaResende #InteligênciaArtificial #GestãodePessoas #AdmUnb

203 visualizações

Veja, escute, leia, pense, faça...

ARGONAUTAS

2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
contato@argt.com.br
61 99853-4925